18 de julho de 2013 - 08:07

Crise nos EUA: Detroit pede falência

A cidade de Detroit, no Estado do Michigan, nos Estados Unidos, declarou bancarrota e pediu, nesta quinta-feira (18/07), a um tribunal federal proteção contra os credores. É a maior cidade norte-americana a declarar falência, segundo a imprensa local. Detroit é conhecida por ter abrigado um bem-sucedido parque industrial automotivo.

Efe

Detroit, antes um centro industrial, hoje tem aspectos de cidade fantasma depois do impacto da crise

Em uma carta que acompanha o pedido, o governador Rick Snyder diz ter aprovado o pedido do administrador emergencial da cidade, Kevyn Orr, de pedir a proteção do capítulo 9 da lei de falências do país, dizendo que “é claro que a emergência financeira em Detroit não pode ser abordada fora desse pedido, e essa é a única alternativa razoável disponível”.

O capítulo 9 da lei de falências dos EUA é aplicável apenas a municípios. O objetivo, segundo a corte de falências de Detroit é fornecer proteção à cidade contra seus credores, enquanto a mesma desenvolve e negocia um plano para ajustar seus débitos. Snyder apontou Orr para o cargo em março, com o objetivo de lider com a dívida de longo prazo da cidade, estimada em US$ 18,5 bilhões.

Berço da indústria automotiva norte-americana, Detroit vem enfrentando uma forte crise nos últimos anos. A população da cidade “encolheu” para 700 mil habitantes, frente ao 1,8 milhão que chegou a ter em seu auge, em 1950. O governo municipal tem sido alvo de casos de corrupção, e os reduzidos investimentos em iluminação e serviços de emergência deixaram a cidade com dificuldades de policiamento.

Em junho, Orr apresentou uma proposta aos credores que reduziria os pagamentos drasticamente. seu plano enfrentou resistência de alguns credores, notadamente de dois fundos de pensão de Detroit.

 

 

 UOL

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br