18 de julho de 2013 - 05:46

Saúde de Mandela, que completa 95 anos hoje, melhora em “ritmo constante”

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que nesta quinta-feira completa 95 anos e segue internado em um hospital de Pretória, está melhorando em “um ritmo constante”, informou o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, ao parabenizar o antigo estadista.

“Madiba –como o ex-presidente sul-africano é popularmente conhecido em seu país– continua no hospital em Pretória, mas seus médicos confirmaram que sua saúde apresenta melhoras em ritmo constante”, afirmou Zuma em comunicado.

No último comunicado da Presidência sobre a saúde de Mandela, divulgado na última semana, o estado do ex-presidente sul-africano –hospitalizado desde o último dia 8 de junho por causa da recaída de uma infecção pulmonar– era “crítico, mas estável”. Neste mesmo comunicado, as autoridades afirmaram que Madiba respondia bem ao tratamento.

O chefe de Estado sul-africano não deu detalhes sobre a melhora citada hoje e nem confirmou uma variação no estado de Mandela, que, no dia em que completa 95 anos, foi qualificado por Zuma como “o pai fundador da nação e primeiro presidente de uma África do Sul democrática unida”.

Ex-presidente sul-africano Nelson Mandela conversa com o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, durante reunião em hotel no centro de Londres

“Em nome do governo e do povo da África do Sul, desejamos a Madiba um feliz 95º aniversário. Estamos orgulhosos que este ícone internacional seja um dos nossos e, como sul-africanos, lhe desejamos uma boa saúde”, ressaltou Zuma.

“Agradecemos a todos por apoiar Madiba durante sua hospitalização, com amor e eterna compaixão. Também agradecemos aqueles que estão respondendo ao pedido de dar a Madiba a maior celebração de aniversário neste ano”, completou.

“Feliz 95 aniversário, Tata (Papai) Madiba!”, concluiu Zuma no comunicado, que foi divulgado no início da manhã, momento em que milhões de sul-africanos se preparavam para celebrar o Dia Internacional de Nelson Mandela, que coincide com o aniversário do antigo estadista.

Segundo uma pesquisa divulgada ontem, nove em cada dez jovens deste país de 50 milhões de habitantes dedicarão 67 minutos de seu tempo neste dia às obras de caridade ou trabalhos sociais.

O tempo citado se refere a uma homenagem aos 67 anos que Mandela dedicou à luta contra o regime de segregação racial do “apartheid” e à defesa dos direitos humanos.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br