16 de julho de 2013 - 06:10

Estudantes selecionados na 2ª chamada do Prouni devem fazer a matrícula até o dia 22

O resultado da segunda convocação do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação está disponível para consulta on-line. Até a próxima segunda-feira (22), o estudante selecionado deve comparecer à instituição de ensino para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.

Caso tenha ficado fora das duas chamadas já realizadas e pretenda integrar a lista de espera do programa, o candidato deve fazer a adesão, também on-line, no período de 26 a 29 próximo. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni) para consulta pelas instituições de ensino em 1º de agosto.

No dia seguinte, será feita a primeira convocação. O candidato selecionado terá até o dia 7 do mesmo mês para a comprovação dos documentos e matrícula. Em 12 de agosto, será feita a segunda convocação. O prazo para aferição dos documentos e matrícula vai até o dia 15.

Foram ofertadas 90.045 bolsas em instituições particulares de educação superior. Puderam concorrer a bolsas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram no mínimo 450 pontos de média e nota na redação que não tenha sido zero.

O resultado da seleção e o cronograma a ser acompanhado pelos candidatos estão na página do Prouni na internet.

 

Bolsas

O Prouni foi criado em 2004 e tem como finalidade oferecer a alunos de baixa renda bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem, unindo inclusão social ao mérito acadêmico.

Dentre outros pré-requisitos, é necessário aos candidatos ter renda familiar de até três salários mínimos (para bolsa parcial) e 1,5 salário mínimo (para bolsa integral).

Dados do Ministério da Educação indicam que o ProUni já atendeu, desde sua criação até o processo seletivo do segundo semestre de 2012, a mais de 1 milhão de estudantes, sendo 67% com bolsas integrais.

Em 2011, foram oferecidas mais de 254,5 mil bolsas de estudo – o maior número desde 2005, quando foram concedidas 129.672 bolsas integrais e 124.926 parciais.

 

 

Ministério da Educação

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br