8 de julho de 2013 - 11:17

Municípios pedem mudança na portaria que obriga prefeituras à garantir a qualidade da água distribuída em carros-pipa

Os Municípios do Nordeste passam pela pior seca dos últimos 50 anos e agora se preocupam com a qualidade da água. O deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), disse que vai sugerir ao governo federal mudança na Portaria Interministerial dos Ministérios da Defesa e Integração Nacional, que prevê que as prefeituras façam um laudo mensal para avaliar a qualidade da água fornecida nos carros-pipa.

O parlamentar que pediu a audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família nesta quinta-feira, 4 de julho, defende que os Municípios não têm condições de garantir a qualidade da água distribuída pelo Exército em carros-pipa. “Todos passam a responsabilidade para o Município. Ele não tem nem laboratórios para fazer a análise da água, como vai assumir essa responsabilidade?”, questionou. O deputado sugeriu que o governo federal forneça instrumentos para purificar a água e garantir a qualidade.

Para a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) os laudos mensais para avaliar a qualidade da água distribuída não garantem que ela possa ser potável. E os representantes do Exército e da Funasa negaram a responsabilidade de garantir a qualidade da água distribuída para os 810 Municípios nordestinos atingidos pela pior seca dos últimos 50 anos. Durante audiência da Comissão de Seguridade Social e Família nesta quinta-feira, 4 de julho, eles explicaram que essa é uma responsabilidade das prefeituras, como estipulado na Portaria Interministerial dos Ministérios da Defesa e da Integração Nacional.

Água contaminada

Em Alagoas, foram registradas em junho 37 mortes por diarreia, decorrentes da água sem tratamento, de acordo com o Ministério da Saúde. Só no Município de Palmeira dos Índios (PB), de janeiro a junho, os atendimentos por diarreia passaram de sete mil.

A Operação Carro-pipa, coordenada pelo Comando de Operações Terrestres do Exército, distribuiu 25 bilhões de litros de água em 2012 para os 810 Municípios nordestinos atingidos pela seca.

 

 

Agência CNM

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br