6 de julho de 2013 - 11:53

Turistas contarão com nove centros de atendimento na fronteira Sul

Turistas que atravessarem a fronteira entre o Brasil com a Argentina e o Uruguai poderão tirar dúvidas e obter informações nos nove Centros de Atendimento ao Turista (CAT), que serão instalados na fronteira até junho de 2014.

Com investimento total de R$ 4,8 milhões do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, o projeto visa melhorar o atendimento aos visitantes de países vizinhos, principais emissores sul-americanos de turistas para o Brasil. Foram R$ 4 milhões do MTur e R$ 872 mil da Secretaria de Estado de Turismo.

De acordo com a secretária de Turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira, os CATs funcionam como estratégia de gestão do estado, na perspectiva da criação das condições de atendimento e não apenas na prestação de informações. “Um centro, na nossa concepção, tem de acolher o turista e fazer um receptivo qualificado”.

A Argentina, que enviou 1,67 milhões de turistas ao Brasil no ano passado, é o principal emissor de turistas para o País. O Uruguai é o quarto no ranking, depois dos Estados Unidos e da Alemanha. Cerca de 250 mil uruguaios visitaram destinos brasileiros em 2012.

 

Instalação dos Centros

As primeiras cinco unidades, com conclusão prevista para o início do próximo ano serão implantadas em Porto Mauá, Porto Xavier e Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, e em Quaraí e Jaguarão, na divisa com o Uruguai.

Na segunda etapa serão contemplados os municípios de Bagé, Santana do Livramento, São Borja e Santa Vitória do Palmar. A parceria entre o MTur e a Secretaria de Estado de Turismo prevê ainda a construção de um CAT em Porto Alegre, além da reforma dos CATs do Aeroporto Internacional Salgado Filho e da Rodoviária da capital.

Os centros também estarão ligados a uma central na Secretaria do estado, com um canal direto de comunicação. Os espaços terão totens para que os visitantes possam interagir com os sites institucional e promocional da secretaria.

 

Centros de Atendimento ao Turista

A ação visa atuar em sintonia com o Plano Nacional do Turismo e com a integração com o Mercosul e o Conesul, garantindo investimentos e credenciando o estado para tornar-se referência nos segmentos de negócios e eventos com vistas à Copa de 2014.

A qualificação dos Postos de Informações Turísticas nas fronteiras também atende à Portaria nº 162 do Ministério do Turismo, que cria o Programa de Turismo de Fronteira (FronTur). A meta é reduzir desigualdades regionais e ampliar a oferta de emprego e renda, fortalecendo o turismo da parte sul da América do Sul. Além disso, o programa atua na implementação e nas melhorias dos roteiros turísticos integrados, proporcionando um incremento na atividade turística e na estrutura destes roteiros.

 

 

MTur

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