25 de junho de 2013 - 06:28

Inscrições abertas para concurso sobre folclore e cultura popular

(Só podem concorrer ao prêmio monografias não publicadas, com temas nas áreas da cultura popular e do folclore brasileiros / Foto: EBC)

(Só podem concorrer ao prêmio monografias não publicadas, com temas nas áreas da cultura popular e do folclore brasileiros / Foto: EBC)

Com o objetivo de estimular a pesquisa em torno da cultura brasileira, o Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular – edição 2013 – está com inscrições abertas até 7 de agosto deste ano.  Os dois primeiros lugares receberão prêmios nos valores de R$ 13 mil e R$ 10 mil, respectivamente, e, ainda, serão indicadas até três menções honrosas, agraciadas exclusivamente com o título de destaque.

O prêmio foi criado em 1959 e é concedido anualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – do Ministério da Cultura -, por meio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Para participar, o candidato deve ser brasileiro, naturalizado ou estrangeiro residente no Brasil. Cada autor só poderá concorrer com uma única monografia.

A inscrição corresponde a entrega do trabalho ao Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, – Rua do Catete, 179, Catete, Rio de Janeiro, RJ, CEP 22.220-000 -, até às 18h do dia 7 de agosto, ou remetidos pelos Correios, sob registro, até a data indicada, sendo o carimbo de postagem o comprovante para a observância do prazo.

 

Critérios

Só podem concorrer ao prêmio monografias não publicadas, com temas nas áreas da cultura popular e do folclore brasileiros. Dentre os critérios para a escolha dos melhores trabalhos estão a originalidade do tema e/ou abordagem, a contribuição ao aprofundamento da temática e à renovação dos estudos de folclore e cultura popular e, ainda, o domínio de bibliografia especializada.

Os trabalhos deverão conter no mínimo 100 e no máximo 300 laudas de 30 linhas de texto corrido, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, além das relativas aos anexos.
Para mais informações sobre o Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular, acesse o edital.

Iphan

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é uma instituição federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar, divulgar e fiscalizar os bens culturais brasileiros, além de garantir a utilização desses bens pela atual e futuras gerações.
A administração dos patrimônios tombados pelo Iphan é feita por meio de diretrizes, planos, instrumentos de preservação e relatórios que informam a situação dos bens, o que está sendo feito e o que ainda deve ser realizado.

São mais de 20 mil prédios tombados, 83 centros e conjuntos urbanos, 12.517 sítios arqueológicos cadastrados, além de mais de um milhão de objetos, cerca de 250 mil volumes bibliográficos, documentação e registros fotográficos e cinematográficos em vídeo.

 

 

Iphan / Ministério da Cultura

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br