18 de junho de 2013 - 08:25

Polícia prende dezenas em operações por toda Turquia após protestos

ANCARA, 18 Jun (Reuters) – A polícia invadiu residências em toda a Turquia nesta terça-feira e deteve dezenas de pessoas após quase três semanas de protestos contra o governo, informou a imprensa local.

A mídia estatal disse que 25 pessoas foram detidas na capital Ancara, 13 em Eskisehir, a oeste, e “muitos” em Istambul, maior cidade da Turquia.

Uma fonte da polícia confirmou as detenções e disse: “Por enquanto, provocadores serão apenas levados para interrogatório.”

A Turquia tem sido abalada por manifestações que começaram em torno da praça Taksim, em Istambul, e se tornaram violentas depois que a polícia tentou reprimir os manifestantes usando gás lacrimogêneo e canhões de água.

Confrontos ocorreram em várias cidades do país, à medida que os manifestantes passaram a protestar contra a liderança do primeiro-ministro Tayyip Erdogan.

Erdogan adotou um tom desafiador em face do maior questionamento público ao seu governo de 10 anos, durante o qual o país viveu um boom econômico e o premiê alcançou altos índices de popularidade.

Em um discurso no domingo diante de centenas de milhares de simpatizantes em Istambul, Erdogan disse que os distúrbios tinham sido manipulados por “terroristas”.

 

 

UOL com Reuters

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br