18 de junho de 2013 - 08:16

Inscrições para o Prouni começam na próxima sexta-feira (21)

As inscrições para o edital do segundo semestre do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam na próxima sexta-feira (21), pelo site do Prouni. O anúncio foi feito pelo Ministério da Educação em portaria publicada nesta terça-feira (18) no Diário Oficial da União.

Até às 23h59 do dia 25 de junho, os candidatos a bolsa de estudos em instituições particulares de educação superior poderão fazer suas inscrições. Não há taxa para concorrer ao benefício. Segundo dados preliminares do MEC, serão oferecidas 55.658 bolsas integrais e 34.352 parciais (de 50% da mensalidade).

O resultado dos estudantes pré-selecionados será divulgado no dia 28 de junho pelo site do Prouni. No dia 13 de julho, o MEC divulgará nomes para a segunda chamada. Em caso de rejeição, o estudante poderá manifestar interesse na lista de espera do programa entre 26 a 29 de julho. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consulta pelas instituições em 1º de agosto.

 

Prouni

Criado em 2005, o ProUni oferece bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior a estudantes egressos do ensino médio da rede pública. Também são atendidos bolsistas integrais oriundos da rede particular. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os alunos são selecionados pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir deste ano, a nota dos escolhidos deve ser de, no mínimo, 450 pontos na média das provas do exame, e superior a zero na redação.

A bolsa integral é concedida apenas a aqueles que têm renda familiar de até 1,5 salário mínimo. Para candidatos à bolsa parcial, a renda é de até três salários mínimos. Além disso, o aluno deve se enquadrar em alguma destas condições:

– Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou privada (neste caso, com bolsa integral);

– Ter cursado parcialmente o ensino médio completo em escola pública e parcialmente em escola da rede privada (neste caso, com bolsa integral);

– Ser pessoa com deficiência;

– Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico que concorre a vagas em cursos com grau de licenciatura (neste caso não há o requisito de renda familiar).

 

Inscrição


Os alunos podem selecionar até dois cursos diferentes para a inscrição, e a escolha pode ser alterada durante o processo seletivo. Os pré-selecionados devem ainda comparecer à instituição de ensino escolhida para confirmação das informações prestadas.

 

Calendário 2013

– Inscrições: de 21 de junho a 25 de junho

– Resultado da 1ª chamada: 28 de junho

– Comprovação de informações na 1ª chamada na instituição de ensino escolhida: de 28 de junho a 5 de julho

– Resultado da 2ª chamada: 13 de julho

– Comprovação de informações da 2ª chamada na instituição de ensino escolhida: de 15 de julho a 19 de julho

– Submissão à lista de espera: 26 a 29 de julho

– Primeira convocação da lista de espera: 2 de agosto de 2013

– Comprovação das informações da 1ª convocação na instituição de ensino escolhida: 2 a 7 de agosto de 2013

– Segunda convocação da lista de espera: 12 de agosto de 2013

– Comprovação das informações da 2ª convocação na instituição de ensino escolhida: 12 a 15 de agosto de 2013

 

 

 

Ministério da Educação

 

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br