6 de junho de 2013 - 09:10

Premiê turco diz que há terroristas envolvidos em protestos

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta quinta-feira (6) que grupos terroristas estão envolvidos nos protestos que há sete dias tomam conta do país. As manifestações começaram na tentativa de barrar um projeto que visa transformar o parque Gezi, na praça Taksim, em Istambul, em um shopping center que seria uma réplica de um quartel do exército da era otomana.

“Os cidadãos que têm uma responsabilidade na proteção do meio ambiente têm que saber que algumas pessoas [que participam dos protestos] estão condenadas por atos de terrorismo”, disse Erdogan em entrevista coletiva em Túnis, onde conclui hoje uma viagem regional.

O premiê se referia ao grupo de extrema-esquerda Libertação Popular Revolucionária – Partido da Frente (DHKP-C, na sigla em turco), que em fevereiro reivindicou a autoria de um atentado contra a embaixada norte-americana na capital Ancara. “Nosso serviço secreto os conhece”, concluiu Erdogan.

As manifestações em favor do parque foram o estopim dos protestos contra o governo islâmico-conservador do premiê Erdogan, que se espalharam por todo o país nesta semana. Os protestos já deixaram um saldo de quatro mortos –três manifestantes e um policial– e cerca de 4.000 feridos.

Ainda na coletiva, o premiê turco insistiu na defesa do projeto e afirmou que não cederá diante dos milhares de manifestantes que exigem sua renúncia e que não desistirá do projeto de intervenção urbanística no parque.

“Levaremos este projeto até o fim. Não permitiremos que uma minoria imponha a lei à maioria”, afirmou à imprensa. Segundo ele, o objetivo das reformas é “melhorar o lugar e conservar e proteger as ruínas históricas e o patrimônio”.

O primeiro-ministro retornará à Turquia na noite desta quinta. A volta do premiê é aguardada com tensão por milhares de manifestantes concentrados na praça Taksim.

 

 

UOL com agências internacionais

 

 

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br