6 de junho de 2013 - 09:08

Mais de 317 mil famílias brasileiras são beneficiadas com programa de acesso à água

Em dois anos de implementação do Programa Água para Todos, cerca de  317,6 mil famílias já foram beneficiadas com cisternas instaladas em comunidades rurais dispersas pelo interior do semiárido brasileiro. O programa pretende universalizar o acesso à água e está presente em municípios de dez estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A meta é entregar 750 mil cisternas até o final de 2014.

O Programa Água para Todos integra o conjunto de medidas federais para melhorar a convivência do sertanejo com os longos períodos sem chuva. Coordenada pelo Ministério da Integração Nacional, a estratégia conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Banco do Nordeste (BNB) e da Fundação Banco do Brasil (FBB). “O Água para Todos complementa as ações para ampliar e qualificar a infraestrutura hídrica do semiárido”, explica o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Castro.

Com capacidade de armazenar 16 mil litros, as cisternas podem ser abastecidas por água captada da chuva ou por carros-pipa. O programa também oferece outras tecnologias de instalação simples, como sistemas coletivos de abastecimento de água, pequenas barragens e kits de irrigação, para agricultores rurais.

Água para Todos

O Programa Água para Todos teve início em 2011 e dentre suas principais ações está a implantação de cisternas (consumo e produção), sistemas coletivos de abastecimento de água, pequenas barragens e kits de irrigação, para agricultores rurais, conforme as especificidades de cada região.

Até 2014 serão implantadas 750 mil cisternas em todo o semiárido brasileiro, bem como em outras regiões do País em que o acesso à água seja precário. Amazonas, Rondônia, Tocantins e Rio Grande do Sul são alguns dos estados atendidos pelo programa Água para Todos.

Pelo Ministério da Integração Nacional serão entregues 300 mil cisternas de polietileno e seis mil sistemas coletivos de abastecimento, ambos para o consumo humano. Em relação à produção agrícola e pecuária, serão implantadas 20 mil cisternas de produção, 20 mil pequenos sistemas de irrigação e três mil barragens para saciar a sede dos animais.

 

 

Ministério da Integração Nacional

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br