26 de maio de 2013 - 08:40

Campanha adverte sobre o desperdício de água

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deu início a uma campanha de conscientização contra o desperdício de água, como forma de prevenir o risco de desabastecimento que a maior seca dos últimos 50 anos impõe aos paraibanos. Sob o lema “Não desperdice água: ela já está faltando para muita gente”, a campanha alerta para o prejuízo que o uso irracional pode acarretar aos paraibanos e pede ajuda de todos para amenizar a situação.

A falta de água atinge milhares de pessoas em todas as regiões e boa parte do rebanho animal foi dizimada. Nem mesmo as chuvas registradas recentemente foram suficientes para encher os reservatórios de forma a garantir segurança hídrica aos paraibanos.

A campanha contra o desperdício de água integra a agenda positiva do Poder Legislativo, no movimento SOS Seca Paraíba, iniciado com a Caravana da Seca, no final do ano passado. Os deputados estaduais além de continuar a cobrança da retomada das obras de Transposição do Rio São Francisco pelo Governo Federal e ações emergenciais contra os efeitos da estiagem, também busca através do esclarecimento levar a população ao uso racional da água, que falta em tantos lares.

A campanha contra o desperdício apresenta três situações, que seriam as principais formas de desperdício de água de acordo com as agências reguladoras. São hábitos corriqueiros que, se evitados, podem evitar o desperdício e ajudar pessoas que não tem sequer água potável para beber.

Para se ter ideia do uso irracional, o fato de que lavar o carro com mangueira, por cerca 30 minutos, desperdiça água que daria para uma pessoa beber por nove meses. Outro dado alarmante é o que tomar banho de 30 minutos desperdiça água suficiente para dar de beber a 243 pessoas por um dia. Já uma torneira pingando durante 24 horas estraga a água que daria para atender 23 pessoas.

ALPB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br