22 de maio de 2013 - 08:51

Estão abertas as inscrições para cursos de qualificação para a Copa

Estão abertas as pré-matriculas em cinco cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, na modalidade Pronatec Copa. Os interessados devem ter mais de 18 anos e morar em uma das 120 cidades nas quais o programa está inserido. As inscrições vão até o dia 7 de junho e devem ser feitas na secretaria de turismo da cidade escolhida.

Os cursos oferecidos são o de recepcionista e camareiro em hospedagem, garçom, auxiliar de cozinha e organizador de eventos. As vagas são limitadas e somente nos órgãos municipais de turismo o interessado poderá se informar sobre a disponibilidade de cursos e turnos.

Após a pré-matricula, será emitida uma Carta de Encaminhamento que deverá ser apresentada na Instituição de Ensino onde o curso será realizado. Além disso, o candidato deve apresentar, também, a carteira de identidade (cópia e original) ou carteira de motorista, CPF (cópia e original) e declaração de escolaridade e comprovante de residência.

Os cursos serão realizados em escolas públicas federais e estaduais (institutos federais e escolas estaduais de educação profissional), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Social do Transporte (Sest), ou outras criadas pelos ofertantes como unidades remotas de ensino.

 

Pronatec Copa

O Pronatec Copa, programa de qualificação profissional para atuar durante a Copa do Mundo, compreende cursos de formação inicial e continuada para quem já trabalha com turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor. Os cursos oferecidos estão relacionados aos processos de recepção, viagens, eventos, serviços de alimentação, bebidas, entretenimento e interação.

 

Turismo

O Pronatec Turismo foi instituído para contribuir com a melhoria da qualidade da prestação de serviços aos turistas. O programa do Ministério do Ministério do Turismo (MTur) é dividido em três linhas de ação: Pronatec Copa, que visa atender à necessidade por novos profissionais; Pronatec Copa na Empresa, que busca facilitar aos empresários o aperfeiçoamento de seus empregados e colaboradores – as aulas são ministradas preferencialmente dentro do estabelecimento de trabalho; Pronatec Copa Social, que, em parceria com Serviço Social da Indústria (Sesi), oferece qualificação às pessoas em situação de vulnerabilidade social, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.

“Diante do calendário de eventos, estamos preparando o Brasil, por meio da qualificação, para deixar como legado uma imagem positiva do País para aqueles que visitarão as cidades brasileiras”, disse o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.

 
Ministério do Turismo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br