22 de maio de 2013 - 08:50

Secretaria de Educação de Itaporanga lança PNAIC

(Itaporanga avança com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa / Foto: Assessoria)

A Secretaria de Educação do Município de Itaporanga promoveu na noite desta segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Vereadores, a solenidade de lançamento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O PNAIC é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática, até o 3º ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras.

Caracteriza-se, sobretudo:

– pela integração de diversas ações e diversos materiais que contribuem para a alfabetização:
– pelo compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios;
– pela orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até aos 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Participaram do evento a secretária de educação do município Josilene de Brito, os vereadores João Guimarães, Nenen de Adailton, Hélio Rodrigues, Ricardo Pinto e o Presidente da Câmara Jacklino Porcino, além da Coordenadora Local Jussara Helena e das Orientadoras Elizabete Juca e Ione Lopes, contou também com a presença todos os professores da rede municipal que lecionam do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

(Evento prestigiado / Foto: Assessoria)

A coordenadora Jussara Helena em sua fala destacou os investimentos que estão sendo destinados neste primeiro momento para a formação dos professores, que define categorias e parâmetros para a concessão de bolsas de estudo e pesquisa, onde trata-se do dispositivo legal que regulamenta os principais aspectos relacionados a Formação dos Professores Alfabetizadores.

Para a secretária Josilene de Brito “este é um momento de transformações e nós precisamos mudar nossa realidade, nossos índices de alfabetização são baixos, mas temos a certeza que com o Pacto, e principalmente com o compromisso de todos nós, juntos conseguiremos”, finalizou.

 

 

ASCOM

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br