21 de maio de 2013 - 10:29

Tornado mata pelo menos 91 na região centro-oeste dos EUA

Equipes de resgate continuam na manhã desta terça-feira a buscar sobreviventes e mortos do tornado que atingiu o Estado de Oklahoma na tarde de segunda (20). Nas próximas horas, o presidente Barack Obama fará um discurso.

O pronunciamento está marcado para às 10h em Washington (11h em Brasília). Ontem, ele decretou estado de emergência na região, o que facilitará a liberação de verbas para reconstruir a área atingida.

Em nota, a Casa Branca informou que o mandatário está sendo informado sobre as ações tomadas em relação ao tornado e conversou na noite de segunda com a governadora de Oklahoma, a republicana Mary Fallin, e prestou suas condolências.

A tragédia deixou até o momento 51 mortos confirmados. O Instituto Médico-Legal do Estado informou que outros 40 corpos devem chegar à sede da entidade, em Oklahoma City. Dentre os mortos, estão 20 crianças de uma escola da cidade de Moore, que foi completamente destruída pelo fenômeno.

Tornados nos EUA

Ed Zurga – 21.mai.13/Efe
Membros da Cruz Vermelha distribuem alimentos em centro de acolhida na cidade de Moore, subúrbio de Oklahoma City; ao menos 91 pessoas, 20 delas crianças, morreram em decorrência da passagem de um tornado gigantesco pela região

Outras 145 pessoas ficaram feridas, incluindo 70 crianças. O governo de Oklahoma decretou estado de calamidade em 16 condados afetados pela tormenta. Outras 7.000 casas ficaram sem luz por causa da tragédia.

Em meio aos escombros, equipes de resgate continuam a buscar corpos na escola básica Plaza Towers, um dos prédios mais atingidos pelo tornado e que estava cheia na hora do fenômeno. Outra instituição de ensino e um hospital também foram destruídos.

METEOROLOGIA

Editoria de Arte/Folhapress
Tornado deixa ao menos 51 mortos nos EUA
Tornado deixa ao menos 51 mortos nos EUA

Segundo o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos, o redemoinho atingiu mais de três quilômetros de diâmetro e ventos de 320 km/h, na categoria EF4 na escala Fujita, que vai até cinco. Dezesseis minutos antes de a tempestade atingir Moore, o órgão emitiu um alerta intensificado, seis minutos antes do usual.

O tornado tocou o solo na cidade de Moore por volta das 15h15 locais (17h15 em Brasília) esteve em ação durante 40 minutos, varrendo uma extensão de 32 quilômetros entre os condados de Moore e Newcastle. Centenas de construções foram destruídas, carros ficaram empilhados e árvores e postes caíram.

O fenômeno aconteceu no auge da temporada de tornados, que começa no fim da primavera e vai até meados do verão no hemisfério Norte. Na noite de domingo, a região tinha sido atingida por outro fenômeno similar, que matou duas pessoas e feriu 39 na cidade de Shawnee, perto de Oklahoma City.

Testemunhas disseram que o tornado desta segunda-feira parecia mais feroz que o fenômeno que atingiu a região em 1999. Na ocasião, 36 pessoas morreram na região de Oklahoma City e 46 em todo o Estado após a passagem do tornado de categoria EF5, com ventos superiores a 320 km/h.

 

 

Folha de S. Paulo

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br