9 de maio de 2013 - 07:46

Líder do Hezbollah no Líbano diz que Síria fornecerá ‘novas armas’ ao grupo

O líder do Hezbollah do Líbano, Hassan Nasrallah, afirmou nesta quinta-feira, 9, que a Síria irá fornecer armamentos ao grupo que “mudarão o jogo” como resposta aos recentes ataques aéreos israelenses que atingiram Damasco.

Nasrallah considera, segundo o jornal Daily Star, que os ataques foram uma maneira de Israel neutralizar a Síria e prevenir o Hezbollah de aumentar seu arsenal. Segundo Nasrallah, Damasco vai responder entregando ao grupo libanês armas sofisticadas que antes não eram entregues. Além disso, o Hezbollah vai apoiar qualquer outro grupo que queira atingir Israel nas Colinas do Golã.

“Se o objetivo do ataque era impedir o fortalecimento das capacidades da resistência, então a Síria vai dar à resistência armas sofisticadas, nunca antes vistas”, disse ele em um discurso televisionado nesta quinta-feira.

“A resistência está preparada para aceitar qualquer armamento sofisticado, mesmo se for para quebrar o equilíbrio (na região)”, afirmou Nasrallah. “Nós somos dignos de ter tais armas e as usaremos para defender o nosso povo, o nosso país e nossos locais sagrados”, completou.

Israel lançou uma série de ataques perto da capital síria na última sexta-feira e seguiu com ataques aéreos no início da manhã de domingo que abalaram a cidade.

Fontes ocidentais e de Israel disseram que os ataques tinham o objetivo de impedir que a Síria enviasse mísseis iranianos para o grupo xiita libanês Hezbollah, que travou uma guerra com Israel em 2006 e é um forte aliado do presidente sírio, Bashar Assad, em sua luta contra uma revolta de dois anos.

Resposta. O Irã afirmou que vai responder se houver mais algum ataque de Israel à Síria. O aiatolá Ali Khamenei disse, segundo o jornal Jerusalem Post, que a Síria “tem total apoio do Irã, politicamente, militarmente e economicamente, contra os terroristas, Israel, os EUA e quem mais ousar atacar o país.”

Em mensagem ao presidente Assad, Khamenei também disse que o alvo por trás dos ataques aéreos israelenses eram o grupo Hezbollah e o Irã.

 

 

Estadão com REUTERS

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br