11 de abril de 2013 - 09:50

Jogos Escolares e Paraescolares 2013 começam no dia 2 de maio, em Sousa

A 10ª Gerência Regional de Ensino, polarizada pelo município de Sousa, será a primeira a sediar os Jogos Escolares e Paraescolares, a partir do dia 2 de maio. Isto é o que consta no calendário 2013 da competição, apresentado nesta quarta-feira (10) a representantes de 85 escolas públicas e privadas que fazem parte da 1ª Gerência Regional de Ensino. A reunião com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) aconteceu no auditório da PBTur e contou com representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEE) e da coordenação da Sejel.

De acordo com o calendário, no dia 3 de maio, terá início o da 9ª regional (Cajazeiras). Ainda no mês de maio, o Governo realizará a competição em Guarabira, Pombal, Itabaiana, Patos e Catolé do Rocha, que correspondem as 2ª, 13ª, 12ª, 6ª, 3ª e 8ª regionais, respectivamente. Os jogos de João Pessoa vão começar no dia 24 de maio com a abertura no ginásio do Colégio Marista Pio X.

No mês de junho, será a vez de Princesa Isabel e Cuité, que são da 11ª e 4ª região. Em julho, Itaporanga, Monteiro e Mamanguape, que correspondem às 7ª, 5ª, e 14ª regiões, respectivamente. “Desde 2011, realizamos em todas as regiões da Paraíba e agora não será diferente. O Governo do Estado vem dando um apoio gigantesco ao desporto escolar e paraescolar e uma prova de que vem surtindo efeitos é o índice dos paraibanos nas competições nacionais”, disse o coordenador dos Jogos, professor Mineiro.

Pelo regulamento dos Jogos, após o final das etapas em cada região, as escolas campeãs terão o direito de disputar, em Patos, a etapa classificatória para as Olimpíadas Escolares. “É mais um compromisso do Governo em arcar com todas as despesas das escolas que vão disputar a etapa estadual na qual as campeãs ganham o passaporte direto para a etapa nacional. E o mais importante é que ninguém irá pagar nada, pois transporte, alimentação e hotel, pelo terceiro ano consecutivo, serão dados pela organização dos Jogos Escolares”, afirmou o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira.

As modalidades oferecidas pelos Jogos são: futsal, futebol de campo, voleibol, handebol, basquete, ginástica rítmica, xadrez, ciclismo, handebol de areia, vôlei de praia, judô, luta olímpica, tênis de mesa e natação. 

Paraescolares – Os Jogos Paraescolares neste ano tiveram suas modalidades ampliadas. Eles vão acontecer no mês de agosto, na Capital, e serão disputados nas modalidades de: bocha paraolímpica, vôlei sentado, goalball, futebol de 5 e de 7, tênis de cadeira de rodas, judô e natação. “Os Jogos Paraescolares foram melhorados de uma maneira para que pudessem ser inseridos alunos com deficiência visual, física e mental. Os campeões dos Paraescolares já garantem participação nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que vão ocorrer em São Paulo, no mês de outubro”, comentou.

Os Jogos Escolares e Paraescolares 2013 serão realizados pelo Governo do Estado por meio da Sejel em parceria com a SEE.

Secom

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br