12 de março de 2013 - 12:21

Agevisa/PB realiza ação antitabagismo com atividades educativas e de lazer

 

O Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) e da Secretaria de Saúde, promove esta semana uma série de atividades destinadas a alertar a população sobre os danos causados pelo cigarro. A Campanha Estadual de Combate ao Tabagismo está sendo realizada em vários municípios do Estado. Em João Pessoa, segundo o diretor geral da Agevisa/PB, Jailson Vilberto, o ponto alto dos trabalhos será marcado por uma palestra ministrada pelo técnico da Anvisa, André Luiz Oliveira da Silva, sobre o tema “Controle dos produtos derivados do tabaco”.

O evento será realizado no Auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB a partir das 9h desta quinta-feira (14). No mesmo dia, no período da tarde, serão realizadas atividades esportivas e de lazer na Praça do Caju (no bairro do Bessa), na Praça da Paz (Bancários) e no Largo da Gameleira, em Tambaú. Haverá também distribuição de material educativo.

Na sexta-feira (15), das 8h30 às 13h, os trabalhos serão realizados no pátio do CCHLA/UFPB e incluirão ações como Teste de Flagerstron (que mede o grau de dependência da nicotina), teste de glicemia, orientação psicológica, teste de capacidade pulmonar, verificação da pressão arterial, orientações aos fumantes sobre os perigos do fumo e também sobre os benefícios da prática esportiva para o processo de libertação da dependência.

Descentralização – Desde o início da atual administração, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB) vem intensificando as ações de combate ao tabagismo no Estado. Uma das medidas essenciais nesse sentido é a orientação às Vigilâncias Sanitárias (Visas) municipais no que diz respeito ao controle do comércio de cigarros com vistas a coibir o contrabando e a venda ilícita dentro do território paraibano, conforme ressaltou a diretora técnica de Ciência e Tecnologia Médica e Correlatos da Agevisa/PB, Helena Teixeira Lima.

O foco principal das fiscalizações, segundo ela, está voltado para a identificação de atividades de contrabando de cigarros; cigarros com validade vencida; venda de cigarros para menores e disponibilização de cigarros em locais de fácil acesso e visualização por parte de menores. Outro ponto da luta contra o tabagismo diz respeito à massificação das informações sobre a proibição, por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da colocação de aditivos nos cigarros com o fim específico de estimular o consumo, atraindo especialmente menores/adolescentes.

Para garantir maior amplitude dos efeitos positivos da Campanha Estadual de Combate ao Tabagismo, a Agevisa/PB mobilizou todas as suas Gerências Regionais.

Saúde pública – O tabagismo, conforme enfatizou o diretor geral da Agevisa/PB, Jailson Vilberto, é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública global, e se constitui na segunda maior causa de mortes no mundo. Dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostraram que o total de mortes provocadas pelo uso do fumo já atingiu a cifra de cinco milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

Parcerias – A Campanha Estadual de Combate ao Tabagismo 2013 está sendo realizada através da parceria que envolve, além da Agevisa/PB e da Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Convênios/Planos de Saúde, CAPS AD III Regional – Jovem Cidadão, Associação Médica da Paraíba e Sociedade Paraibana de Pneumologia.

 

 

Secom/PB

Outras Notícias

Últimas Notícias

© Copyright 2012 Portal Pedra Bonita - Email: contato@portalpedrabonita.com.br